Clique nas imagens para ampliar
VALAS PARA IRRIGAÇÃO SÃO UTILIZADAS PARA TÉCNICA DE SUPERFÍCIE
Técnica utiliza o curso da água e o escoamento do solo como agentes secundários
Para garantir a presença de um jardim bem vivo e bonito ou uma plantação com alta produtividade é essencial cuidar da irrigação. Ela é a responsável por suprir as necessidades hídricas da região e manter o solo úmido. Os sistemas podem ser automatizados ou mais simples, contando em alguns modelos com valas para irrigação.
De início, é primordial realizar um estudo sobre o solo da região e a capacidade de água, através de chuva ou mananciais, para escolher o melhor modelo de irrigação. Além disso, ter um projeto que identifique o local dos irrigadores e valas para irrigação, quando necessário, auxilia na diminuição de erros posteriores.
As valas para irrigação podem servir tanto para receber os tubos gotejadores ou aspersores de outras técnicas específicas, ou ser parte da irrigação no modelo de superfície. Nesse, a terra faz a ação de despejar a água e levá-la para diversos locais, a partir das valas para irrigação. Mesmo que não seja uma técnica muito mecanizada, pode ser ideal para pequenas plantações ou vazões maiores de água.
Outra utilização das valas para irrigação pode ser trazer água de diferentes locais para próximo da plantação. Mesmo que a água esteja há quilômetros de distância, é possível construir o canal ou tubulação para que a irrigação seja facilitada. Elementos necessários para um transporte adequado são: barreiras que evitam o desmoronamento e atenção a todas etapas do terreno em que a vala é construída. Assim, é descartado o retrabalho, pois a chance de alguma vala ser disposta de forma errada é pequena.
ABERTURA MANUAL OU AUTOMATIZADA
Outro ponto que pode ser estudado junto às empresas vendedoras de equipamentos e sistemas ou com o engenheiro agrônomo próprio é a possibilidade de abrir as valas para irrigação de forma manual ou não. O que pode diferenciar a escolha, em um primeiro momento, é o tamanho do terreno e a quantidade de produção necessária. Além disso, pequenos jardins, por exemplo, podem funcionar melhor com o trabalho manual.
No entanto, grandes áreas necessitam de uma máquina para realizar a abertura das valas para irrigação. O processo mecanizado ajuda na redução do tempo e custo com mão-de-obra, visto que só é necessário uma pessoa operando o sistema. A valetadeira, como é chamada, atinge com precisão os pontos escolhidos, sem necessidade de retrabalho. Assim, em menos dias é possível abrir todas as valas necessárias e iniciar o processo de irrigação. O plantio não é prejudicado com o processo rápido e simples, através de equipamentos específicos.
Para saber mais sobre Valas para irrigação
Ligue para 19 3877-4580 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!