Clique nas imagens para ampliar
INSTALAÇÃO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO AGRÍCOLA
Um bom estudo da área e cuidado na instalação são dicas primordiais
Para realizar a instalação de um sistema de irrigação agrícola é necessário analisar diversos pontos da região. Um deles é a qualidade do solo e de que forma ele pode ser útil, auxiliando no crescimento de diversos tipos de culturas. Por exemplo, se o solo é argiloso a plantação de café é uma boa escolha, pois ela precisa de um solo mais úmido. As laranjeiras, no entanto, não produzem muitos frutos neste tipo de solo.
Além disso, a procedência da água e a quantidade disponível podem identificar qual o melhor sistema de irrigação agrícola a ser escolhido. Se o ambiente não tem muita quantidade de água, é primordial abrir valetas para que ela possa chegar próxima da plantação. Claro que o que vai influenciar a abertura ou não de valetas é a técnica utilizada para irrigação. No entanto, pode ser a solução para trazer águas de ambientes distantes. Isso auxilia na construção de um sistema de irrigação agrícola complexo que tenha alta eficiência.
Os métodos de irrigação mais utilizados são: aspersão, localizada, superfície e subirrigação. Para identificar o melhor modelo é preciso conhecer a região e ter o auxílio de um engenheiro agrônomo que pode dizer com precisão a escolha que trará bons resultados. O sistema de irrigação agrícola envolve equipamentos especializados e, por isso, acima de tudo é importante apontar a viabilidade econômica de cada técnica.
Outra possibilidade em um sistema de irrigação agrícola é a automatização dos processos e acionamento das válvulas. Em alguns modelos manuais, por exemplo, é preciso acionar um motor que interligue todas as etapas de irrigação, em determinados períodos e momentos do dia. Para fechar é o mesmo processo. No entanto, produtores maiores e irrigações em áreas distantes podem contar com a ajuda de equipamentos mais modernos.
Nesse caso, o sistema de irrigação agrícola conta com um acionamento automático e programado. Assim, mesmo estando longe da área é possível estipular horários e momentos para que as plantas sejam irrigadas. Esses modelos oferecem maior economia de água e energia, além de gasto menor com mão-de-obra.
Uma novidade, ainda, são máquinas mais específicas que identificam a umidade do solo, temperatura da área e, calculam sozinhas qual o melhor momento para irrigação. Ao perceberem que uma área está com o solo seco, há um lançamento de água diretamente naquele espaço até que volte para sua umidade normal. Esse é um indicativo de um sistema de irrigação agrícola funcionando com qualidade.
Para saber mais sobre Sistema de irrigação agrícola
Ligue para 19 3877-4580 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!