Clique nas imagens para ampliar
IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO ATINGE AS PLANTAS DE FORMA LOCALIZADA
Técnica visa economia de água e baixo custo de produção
A irrigação por gotejamento tem como objetivo principal a economia de água. Ela foi criada em Israel, para atingir diretamente cada planta, e suprir as necessidades hídricas em um local que a falta de água é constante. Nesse sistema, a água corre por entre tubos para atingir diretamente as raízes das plantas.
Ela pode ser utilizada tanto para plantações, quanto em pequenas áreas de jardins. O recomendado, no caso, é ter um projeto para a construção da área de irrigação por gotejamento. Mas, as utilizações mais comuns são encontradas em citros, como tomate e maçã, e não é muito usadas em grandes pastos.
Como, nesse formato, a água atinge diretamente o solo, a absorção é quase completa. No entanto, a terra tem um papel especial no uso da irrigação por gotejamento, pois é ela que dissipa as gotículas de água por mais lugares. Essa técnica, ainda, auxilia no custo de produção, pois a instalação é facilitada, sem a necessidade de muitos equipamentos.
O reservatório de água, no entanto, precisa estar depositado na parte mais alta do terreno para que a pressão nos tubos favoreça o trajeto sem força motor extra. No entanto, essa instalação, pode auxiliar no controle de pressão ao utilizar a irrigação por gotejamento, que possui um índice de precisão maior.
Os principais equipamentos que formam a irrigação por gotejamento são: válvulas, tubulação mestre, tubulação intermediária, linhas de gotejamento e tubos gotejadores. Além disso, é possível utilizar filtros para que a água utilizada contenha os nutrientes necessários e esteja livre de impurezas.
VANTAGENS DA TÉCNICA
A irrigação por gotejamento, quando bem projetada e instalada, traz um ganho para o produtor e para o meio ambiente. Esses fatores fizeram com que ela se desenvolvesse ao longo dos anos e, hoje, é uma das mais utilizadas em locais com disponibilidade hídrica baixa. Algumas vantagens do modelo são:
- Não necessita grande mão-de-obra, pois o acionamento pode ser feito de forma automática ou por um pessoa que direcione as válvulas para funcionar.
- Pode ser instalado em diferentes tipos de solos e terrenos com facilidade devido aos aparatos que apresentam cores diferentes para a ligação dos tubos.
- O vento e as alterações climáticas não atrapalham a distribuição de água, que pode ocorrer em lugares abertos ou estufas.
- O espaço entre as linhas e tubos permanece seco. Isso evita que ervas cresçam entre as plantações.
Além de todos esses fatores, é claro, o apontamento sobre a economia de água é um dos principais agravantes no momento de escolher a irrigação por gotejamento. A técnica, por fim, segue a lógica do grande objetivo de cuidado ambiental, pois cuida dos recursos naturais para que sejam bem aproveitados durante o processo de plantação.
Para saber mais sobre Irrigação por gotejamento
Ligue para 19 3877-4580 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!