Clique nas imagens para ampliar
IRRIGAÇÃO DE ESTUFA CONTROLA A PRODUÇÃO
Para garantir a qualidade dos produtos é importante uma boa irrigação
As estufas são construções que facilitam o cuidado de determinado cultivo. Elas podem ser inteiras, vedadas por todos os cantos, ou somente cobrindo a superfície. Ainda, podem ter tamanhos diferentes, dependendo da necessidade, se forem plantas ou pequenos produtos para agricultura familiar. Um dos cuidados essenciais, no entanto é a irrigação de estufa.
Para realizar a prática da melhor forma é importante contar com projetos e equipamentos adequados. Assim, a plantação se desenvolve mais facilmente e não fica sujeita às condições climáticas do ambiente. Esse, ainda, é um dos fatores principais para a construção de estufas. Morangos e alfaces são culturas que sofrem muito com a questão de chuvas e vento. Portanto, um espaço coberto auxilia no cuidado e desenvolvimento do plantio.
Para que a irrigação de estufa ocorra de forma regular é importante utilizar um sistema de irrigação, pois regadores podem não ser suficientes para manter o solo úmido. Depois do estudo sobre as condições do solo e a necessidade hídrica da região, é construído o sistema de irrigação de estufa. O responsável por esse estudo é o engenheiro agrônomo ou jardineiro que avaliam as condições existentes e escolhem, junto aos produtores, a melhor forma de irrigação.
O controle da irrigação de estufa pode ser feito de forma automática e deixar o processo mais dinâmico. Assim, é possível selecionar o melhor horário, período do dia e quantidade de água a ser irrigada a partir de um sistema. Ele, ainda, pode ser programado para que, ao perceber uma queda na umidade do solo, lance jatos de água, dependendo do tipo de irrigação escolhida.
A irrigação de estufa pode ocorrer por aspersão ou através de tubos aéreos ou no chão, chamada de gotejamento. A primeira técnica projeta jatos com aspersores que são devolvidos ao solo em forma de chuva artificial. Hoje, no entanto, existem os microaspersores que atuam de forma mais direta na superfície das plantas. O outro modelo, despeja a água diretamente na raiz das plantas, em cada uma delas de forma individual, para manter uma uniformidade na plantação.
O melhor meio, nesse caso, é avaliar as condições descritas para que irrigação de estufa seja um indicador de qualidade do produto. Uma vantagem no uso de estufas, por exemplo, é que o produto pode ser monitorado com comprovação de qualidade. Isso, aliado a boa filtragem da água, transforma a irrigação de estufa em um diferencial para aumento da produtividade e economia de água. O importante em todo processo que envolve organismos vivos é a dosagem correta, nem água em excesso, nem falta dela.
Para saber mais sobre Irrigação de estufa
Ligue para 19 3877-4580 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!